Porquê o Treino Cardiovascular depois do Treino de Força?
Se o vosso principal objectivo for diminuir a % de Massa Gorda, o treino cardiovascular tornasse uma ferramenta bastante útil, e é muito mais eficaz se for realizado após um treino de força.
Mas porquê?
Existem 3 macro-nutrientes utilizados como fonte de energia pelo nosso organismo:
- Proteína
- Hidratos de Carbono
- Gordura
Os hidratos de carbono são utilizados em forças anaeróbias e explosivas, enquanto que a gordura é recrutada em exercícios aeróbios, com intensidades constantes, ao fim de algum tempo de actividade (cerca de 20 minutos).
Assim, se realizarmos o treino cardiovascular antes do treino de força, nos primeiros 20 minutos o organismo só está a utilizar os hidratos de carbono como fonte de energia. Começando depois a utilizar as gorduras ao fim desse tempo.
Por exemplo 40 minutos de passadeira, só 20 minutos é que são utilizados para o nosso objectivo (perca de massa gorda).
Por outros lado, se primeiramente realizarmos o treino de força depois de um aquecimento, iremos esgotar as fontes de hidratos de carbono ao realizar esses exercícios explosivos. Após este treino, o organismo certamente que já está a utilizar a gordura/ lípidos, como fonte de energia. Posteriormente, quando realizarmos os 40 minutos de passadeira, todo esse tempo é aproveitado para a oxidação dos lípidos, visto que os hidratos de carbono foram gastos anteriormente.
PT Miguel
Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17277595
Nenhum comentário:
Postar um comentário