Exercícios sentado ou de pé?
Atualmente a lombalgia (dor na zona lombar) é um dos problemas músculo-esqueléticos mais prevalentes, prevendo-se que 70-80% da população, pelo menos uma vez na vida, sofre de dores lombares. Para as prevenir ou evitar uma reincidência, para além do correto treino de reforço muscular e de flexibilidade, convém dar particular atenção à execução correta dos exercícios e a determinados “pormenores”, tais como: realização dos exercícios em pé ou sentado?
Ao contrário do que o senso comum nos poderia indicar a posição em pé, desde que o indivíduo mantenha as curvaturas fisiológicas durante a execução do exercício, é menos lesiva para a nossa coluna e exige uma menor carga de compressão dos discos intervertebrais da zona lombar (Nachemson, 1975) e (Pinto, R. (2006). Cinesiologia e Musculação, Artmed Editora, 78).
Este maior caráter lesivo da posição sentada deve-se ao facto de:
1) nesta posição as nossas curvaturas fisiológicas da coluna não estão 100% fisiologicamente mantidas;
2) há uma retificação da coluna lombar;
3) há um maior relaxamento abdominal não permitindo uma tão eficaz estabilização da zona lombar.
Concluindo, da próxima vez que algum amigo no ginásio vos procure corrigir quando estiverem a realizar o exercício de bicípite manguito em pé, contrariem-no e ajudem-no também ele a proteger a sua coluna!
Em pé ou sentado? Em pé!
PT - Miguel
fonte: revista sportlife
Nenhum comentário:
Postar um comentário